Processo de publicação de um website personalizado
Passo a passo de como publicar o site na AWS e também na hospedagem do cliente.
Atualização Processo de Publicação 2025
1. Projeto com Zona de DNS própria.
Acesse no Interago Hospedagem -> Listar hospedagens.
Salve o IP da hospedagem que você deseja adicionar o domínio e repasse os valores para o cliente realizar os apontamentos para esse novo servidor.
🚨 Importante: Os apontamentos devem estar propagados para que o Interago consiga identificar os valores de IP do hosting e liberar o processo de adição do domínio.
Após verificar e garantir a propagação acesse:
Hospedagem -> Listar hospedagens -> Domínios -> Adicionar domínio -> Adicionar Hosting.
Após adição do hosting, caso o certificado SSL não seja instalado automaticamente, atualize a página e instale manualmente o certificado.
2. Projeto com Zona de DNS dentro do Interago (AWS).
Vincular uma nova zona de DNS a um domínio que ficará dentro do Interago acesse Hospedagem -> Listar Hospedagens -> Domínios -> Adicionar Domínio -> Adicionar IP no Route 53
Após adição do IP no Route 53 salve os nameservers que o Interago fornecerá e adicione no provedor onde o domínio foi comprado.
🚨 Importante: Após adição dos nameservers, aguarde a propagação para depois adicionar o Hosting. Garanta que a propagação dos nameservers estejam concluídas para o Interago identificar que os apontamentos estão para o servidor escolhido.
3. Projeto com Servidor e FTP Externo
Para escrever arquivos fora dos servidores do Interago, realize as configurações em Produção -> Adicionar Hospedagem -> Novo.
Preencha os campos seguindo as instruções e teste a conexão com o servidor externo. Caso o arquivo de teste seja criado com sucesso, siga no processo de publicação.
🐢 Desmarque a opção "Hospedagem não usa a super velocidade do Interago na AWS".
🚨 Caso o Interago não consiga acessar o servidor externo para escrever e publicar, fale com a equipe responsável pela plataforma.
4. Checklist de publicação:
- 001. Alterando o domínio do projeto:
Acesse a dashboard principal em Painel e altere o nome do domínio em Editar.
Acrescente www.nomedodominio.com.br ou em caso de subdomínio personalizado adicione por exemplo lp.nomedodominio.com.br. 002. Crie os relatórios para esse domínio e adicione no Global Scripts:
Acesse Extensões -> Relatórios de Visitas, Comportamento e Resultados -> Instalação e copie o código do script atualizado para colar no bloco "Global Scripts". Cole sempre ao final do bloco.
Ainda na tela de relatórios, acesse Recebimento de Leads e adicione o e-mail oficial que o cliente receberá os contatos.
Acesse também Notificações e adicione o e-mail e celular que o cliente receberá as notificações o Interago.🚨 Caso os relatórios não esteja instalado no projeto, acesse Extensões -> Adicionar -> Relatórios de Visitas.
003. Atualize a extensão de SEO:
A extensão de SEO precisa ser atualizada para garantir que o novo domínio seja alterado em todas as páginas do projeto. Acesse Extensões -> SEO avançado para páginas -> Páginas -> Atualizar tudo.- 004. Adicionar HTACCESS, Sitemap e Robots.txt:
Crie um novo HTACCESS em Atualizar -> Htaccess -> Novo -> Publicar local e on-line. Crie um sitemap em Atualizar e Robots.txt em Novo. - 005. Crie o TagManager, Analytics, Search Console e Microsoft Clarity:
Crie todas as ferramentas de acompanhamento e preencha com os scripts do Tag Manager e adicione nos blocos GTM Head e GTM Body em Editar Blocos.
⚠️ O Search Console disponibiliza uma entrada TXT para adicionar na zona de DNS. Adicione a entrada TXT em Hospedagem -> Listar Hospedagen -> Route 53.
004.1 LOJA VIRTUAL:
- Publicando as páginas de políticas: Acesse Atualizar -> Páginas -> Ver -> Atualizar Tudo. Nessa ação, todas as páginas de políticas padrões da Loja Virtual serão publicadas.
- Publicando o catálogo: Acesse Extensões -> Catálogo -> Atualizar -> Selecionar tudo -> Atualizar.
- Publicando Área do cliente: Acesse Extensões -> Contas e Área Exclusiva -> Atualizar e clique em cada uma das páginas para atualizar: "Login", "Criar Conta" e "Conta".
- Publicando Checkout: Acesse Extensões -> Checkout -> Atualizar e clique em cada uma das páginas para atualizar: "Checkout" e "Compra concluída".
Acesse o projeto no domínio, navegue e teste uma compra para garantir que todas as páginas foram publicadas com sucesso.
⚠️ Todas as inconsistencias encontradas no projeto, anote e repasse para o desenvolvedor responsável.
Em caso de maiores dúvidas, acesse esse material: https://www.youtube.com/watch?v=n73tp7boau4&list=PLYkAh4Fy3NDgLZDczqVameqNazVf-TQId&index=5
004.2 WEBSITE PERSONALIZADO:
- Publicando as páginas: Acesse Atualizar -> Páginas -> Ver -> Atualizar Tudo. Nessa ação, todas as páginas serão publicadas.
Acesse o projeto no domínio, navegue e teste todas as páginas.
⚠️ Todas as inconsistencias encontradas no projeto, anote e repasse para o desenvolvedor responsável.
005. FINALIZAÇÃO:
Altere o status do projeto, em Painel -> Status -> Publicado. Essa ação de alteração do status vai enviar um e-mail para o cliente e para toda a equipe do Interago para avaliar o projeto.
Qualquer dúvida sobre a publicação, procure um profissional do Interago.
ANTIGO - 2023 - GERENCIANDO UM DOMÍNIO E ZONA DE DNS:
1 - Verificação do domínio
Caso ja existe o domínio que o site será publicado é necessário uma breve busca de informações. Geralmente o cliente não tem muito conhecimento e as informações podem estar inconsistentes.
O colaborador em contato pode ja ter captado alguma observação sobre o domínio existe, mas vale a pena verificar.
Seguindo estes passos:
1.0 - Acessar um checador de apontamentos de DNS (Este apresenta informações mais resumidas https://dnschecker.org/).
Aqui ja identificamos o ip do servidor que o site se encontra, com uma busca de apontamento do tipo A.
1.1 - Ao clicar para abrir os detalhes de apontamentos em alguns casos ja temos nome da empresa que hospeda o domínio.
1.2 - Pesquisa de apontamentos MX, esta pesquisa ajuda a identificar se o cliente usa e-mails corporativos em na atual hospedagem. Se existe apontamento o cliente usa e-mails.
Algumas hospedagens tem um padrão de apontamentos para os e-mails, que servem para todos os clientes. Como exemplo podemos citar o Google que tem os seguintes apontamentos para geral.
1.3 - Caso domínio consultado não tenha apontamentos de MX, o cliente não usa e-mails institucionais no momento.
2 - Hospedagem de domínio na AWS
O primeiro passo antes da mudança de apontamento de DNS ou mesmo apontamento do tipo A, é a configuração dentro do nosso servidor (Route 53).
2.1 - Acesse a AWS como 'usuário do IAM' e em seguida faça o login (as credenciais de acesso se encontram dentro da conta da Eco no CMS ).
Acesse 'Route 53' e em seguida 'Zonas hospedadas'
2.2 - Crie uma nova zona hospedada, nesta parte adicionamos o domínio que iremos hospedar de modo simples. O domínio deve ser adicionado desta forma sem uso do prefixo www.
Em seguida clique em 'Criar zona hospedada'.
2.3 - E por fim temos os names servers de nossa hospedagem. Que são necessários para para o apontamento junto ao Registro BR ou em qualquer outra plataforma que o domínio foi adquirido (reserve estes dados).
3 - Adicionando Name server da AWS junto ao Registro BR.
Nesta etapa precisamos acessar a conta do Registro Br que o domínio se encontra para adicionar os Names servers
3.1 - Vá até alterar 'ALTERAR SERVIDORES DNS' e adicione os Name server da AWS.
Para que o Registro BR aceite a alteração, a configuração dentro da AWS precisa ter propagado senão o Registro apresenta um erro por não encontrar o caminho.
3.2 - cheque a propagação para dar segmento na publicação do site. O tempo de propagação pode variar de uma plataforma para outra.
3.3 - Obs - Mesmo que o site esteja hospedado em outro lugar precisa adicionar o Domínio no ROUTE 53.
4 - Configurando domínio no plesk
Esta configuração é necessária no caso do cliente que vai usar nossa hospedagem. Ação feita depois da etapa 2 - Hospedagem de domínio na AWS
4.1 - Acesse o plesk com nossas credenciais que se encontram dentro do CRM na conta Eco Webdesign - AWS
4.2 - No menu lateral acesse a opção ‘Domains’ e em seguida ‘Add Domain’’
e escolha ‘Upload files’
4.3 - Adicione o domínio e guarde as credenciais de acesso desta configuração dentro da conta do cliente junto ao CRM com o nome ‘Acesso FTP Plesk’. Volte no Plesk ‘Add Domain’ para prosseguir.
4.4 - Volte na AWS para realizar os apontamentos do tipo A para o Plesk. Os apontamentos são:
@ ou vazio para o ip 3.233.24.52
ftp para o ip 3.233.24.52
www para o ip 3.233.24.52
Que é o ip da nossa hospedagem.
4.5 - Caso esteja na etapa ‘2 - Hospedagem de domínio na AWS’ e já saiba que o cliente irá usar nossa hospedagem já pode realizar os apontamentos do tipo A.
5 - E-mail - apontamentos caso 1
Caso o cliente já possua o domínio hospedado em uma plataforma e use emails institucionais siga estes passos. Esta etapa precisa ser feita com carinho pois o cliente pode ficar sem receber ou enviar mensagens caso falte algum apontamento.
5.1 - Solicite para o cliente realizar os apontamentos do tipo A para nosso servidor. Mesmos apontamentos da etapa 4.4, lógico que o domínio do cliente já precisa estar configurado dentro de nosso painel Plesk.
Desta forma os e-mail irão continuar funcionando sem nenhum problema e podemos dar segmento na configuração do site junto ao Interago.
6 - E-mail - apontamentos caso 2
Se o cliente decidir contratar e-mail institucional precisará encaminhar os apontamentos necessários que são fornecidos dentro da plataforma contratada.
6.1 - Os apontamentos de e-mail podem variar de acordo com a plataforma, como exemplo temos o Google que os apontamentos são os mesmos para todos os clientes.
Em outras plataformas como Hostgator, Hostinger, locaweb entre muitas outras podem ser encontradas na internet.
Mas o ideal é o cliente fornecer, para que não falte nenhum apontamento necessário. Se o cliente não tem conhecimento técnico para isso será necessário contratar uma empresa de Ti ou mesmo em alguns casos podemos falar com a empresa que oferece os serviços (caso a empresa ofereça suporte humanizado).
7 - Configurando Interago na hospedagem AWS ( Parte mais Legal do processo).
Nesta etapa iremos colocar o projeto do cliente no ar.
7.1 - Acesse o Interago e identifique o projeto que iremos colocar no ar.
No menu lateral acesse 'Produção' e em seguida ‘Adicionar hospedagem’ Novo.
7.2 - Adicione o caminho e credenciais de acesso FTP que foram configurados no Plesk (etapa 4.3).
- Nome - referente a hospedagem usada
- Host - Nossa hospedagem 3.233.24.52
- Porta - Sempre será 21
- Usuário e senha - Buscar no CRM do cliente onde foi salvo anteriormente
- Caminho - /httpdocs (pasta pública da nossa hospedagem)
- Tipo FTP
- Modo - Passive
- Transferência - Binary
Depois basta clicar em ‘Testar’ se estiver tudo ok o Interago retorna como conectado, se não precisa revisar credenciais de acesso e caminho configurado.
7.3 - Se o cliente for usar outra hospedagem e não a AWS precisará fornecer o acesso FTP (credenciais de acesso e portas) para prosseguirmos com a configuração e o Interago poder escrever dentro da pasta pública da hospedagem do cliente.
Obs: Em hospedagens de empresas terceiras a pasta publica poder mudar de nome. No caso do Interago temos HTTPDOCS, em outras hospedagens é comum encontrarmos como 'publichtml', 'www' entre outras.