Processo de publicação de um website personalizado

Passo a passo de como publicar o site na AWS e também na hospedagem do cliente.

1 - Verificação do domínio 

Caso  ja existe o domínio que o site será publicado é necessário uma breve busca de informações. Geralmente o cliente não tem muito conhecimento e as informações podem estar inconsistentes.

O colaborador em contato pode ja ter captado alguma observação sobre o domínio existe, mas vale a pena verificar. 


Seguindo estes passos: 

1.0 - Acessar um checador de apontamentos de DNS (Este apresenta informações mais resumidas https://dnschecker.org/).

Aqui ja identificamos o ip do servidor que o site se encontra, com uma busca de apontamento do tipo A.




1.1 - Ao clicar para abrir os detalhes de apontamentos em alguns casos ja temos nome da empresa que hospeda o domínio.



1.2 - Pesquisa de apontamentos MX, esta pesquisa ajuda  a identificar se o cliente usa e-mails corporativos em na atual hospedagem. Se existe apontamento o cliente usa e-mails.



Algumas hospedagens tem um padrão de apontamentos para os e-mails, que servem para todos os clientes. Como exemplo podemos citar o Google que tem os seguintes apontamentos para geral. 


1.3 - Caso domínio consultado não tenha apontamentos de MX, o cliente não usa e-mails institucionais no momento. 


2 - Hospedagem de domínio na AWS

O primeiro passo antes da mudança de apontamento de DNS ou mesmo apontamento do tipo A, é a configuração dentro do nosso servidor (Route 53).



2.1 - Acesse a AWS como 'usuário do IAM' e em seguida faça o login (as credenciais de acesso se encontram dentro da conta da Eco no CMS ).

Acesse 'Route 53' e em seguida 'Zonas hospedadas'


2.2 - Crie uma nova zona hospedada, nesta parte adicionamos o domínio que iremos hospedar de modo simples. O domínio deve ser adicionado desta forma sem uso do prefixo www.

Em seguida clique em 'Criar zona hospedada'. 


2.3 - E por fim temos os names servers de nossa hospedagem. Que são necessários para para o apontamento junto ao Registro BR ou em qualquer outra plataforma que o domínio foi adquirido (reserve estes dados).


3 - Adicionando Name server da AWS junto ao Registro BR


Nesta etapa precisamos acessar a conta do Registro Br que o domínio se encontra para adicionar os Names servers

3.1 - Vá até alterar 'ALTERAR SERVIDORES DNS' e adicione os Name server da AWS.

Para que o Registro BR aceite a alteração, a configuração dentro da AWS precisa ter propagado senão o Registro apresenta um erro por não encontrar o caminho. 


3.2 - cheque a propagação para dar segmento na publicação do site. O tempo de propagação pode variar de uma plataforma para outra.

3.3 - Obs - Mesmo que o site esteja hospedado em outro lugar precisa adicionar o Domínio no ROUTE 53.

4 - Configurando domínio no plesk


Esta configuração é necessária no caso do cliente que vai usar nossa hospedagem. Ação feita depois da etapa 2 - Hospedagem de domínio na AWS


4.1 - Acesse o plesk com nossas credenciais que se encontram dentro do CRM na conta Eco Webdesign - AWS


4.2 - No menu lateral acesse a opção ‘Domains’ e em seguida ‘Add Domain’’

e escolha ‘Upload files’



4.3 - Adicione o domínio e guarde as credenciais de acesso desta configuração dentro da conta do cliente junto ao CRM com o nome ‘Acesso FTP Plesk’. Volte no Plesk  ‘Add Domain’ para prosseguir.



4.4 - Volte na AWS para realizar os apontamentos do tipo A para o Plesk. Os apontamentos são: 
@ ou vazio para o ip 3.233.24.52
ftp para o ip 3.233.24.52
www para o ip 3.233.24.52

Que é o ip da nossa hospedagem.



4.5 - Caso esteja na etapa ‘2 - Hospedagem de domínio na AWS’ e já saiba que o cliente irá usar nossa hospedagem já pode realizar os apontamentos do tipo A.


5 - E-mail - apontamentos caso 1

Caso o cliente já possua o domínio hospedado em uma plataforma e use emails institucionais siga estes passos. Esta etapa precisa ser feita com carinho pois o cliente pode ficar sem receber ou enviar mensagens caso falte algum apontamento.


5.1 - Solicite para o cliente realizar os apontamentos do tipo A para nosso servidor. Mesmos apontamentos da etapa 4.4, lógico que o domínio do cliente já precisa estar configurado dentro de nosso painel Plesk. 

Desta forma os e-mail irão continuar funcionando sem nenhum problema e podemos dar segmento na configuração do site junto ao Interago.


6 - E-mail - apontamentos caso 2


Se o cliente decidir contratar e-mail institucional precisará encaminhar os apontamentos necessários que são fornecidos dentro da plataforma contratada.


6.1 - Os apontamentos de e-mail podem variar de acordo com a plataforma, como exemplo temos o Google que os apontamentos são os mesmos para todos os clientes. 

Em outras plataformas como Hostgator, Hostinger, locaweb entre muitas outras podem ser encontradas na internet. 

Mas o ideal é o cliente fornecer, para que não falte nenhum apontamento necessário. Se o cliente não tem conhecimento técnico para isso será necessário contratar uma empresa de Ti  ou mesmo em alguns casos podemos falar com a empresa que oferece os serviços (caso a empresa ofereça suporte humanizado).


7 - Configurando Interago na hospedagem AWS ( Parte mais Legal do processo).


Nesta etapa iremos colocar o projeto do cliente no ar.

7.1 - Acesse o Interago e identifique o projeto que iremos colocar no ar. 

No menu lateral acesse 'Produção' e em seguida ‘Adicionar hospedagem’ Novo.


7.2 - Adicione o caminho e credenciais de acesso FTP que foram configurados no Plesk (etapa 4.3).


- Nome - referente a hospedagem usada
- Host - Nossa hospedagem 3.233.24.52
- Porta - Sempre será 21
- Usuário e senha - Buscar no CRM do cliente onde foi salvo anteriormente
- Caminho - /httpdocs (pasta pública da nossa hospedagem)
- Tipo FTP
- Modo - Passive
- Transferência - Binary


Depois basta clicar em ‘Testar’ se estiver tudo ok o Interago retorna como conectado, se não precisa revisar credenciais de acesso e caminho configurado. 


7.3 - Se o cliente for usar outra hospedagem e não a AWS precisará fornecer o acesso FTP (credenciais de acesso e portas) para prosseguirmos com a configuração e o Interago poder escrever dentro da pasta pública da hospedagem do cliente. 

Obs: Em hospedagens de empresas terceiras a pasta publica poder mudar de nome. No caso do Interago temos HTTPDOCS, em outras hospedagens é comum encontrarmos como 'publichtml', 'www' entre outras.



Depois deste processo é pratica de publicação no Interago.